Notícia - Empresa de tecnologia ensina executivos a ficar 'bem na foto' em rede social

Empresa de tecnologia ensina executivos a ficar 'bem na foto' em rede social

Empresa de tecnologia ensina executivos a ficar 'bem na foto' em rede social

A Dell iniciou um programa para melhorar os perfis que seus profissionais mantêm no LinkedIn, uma rede social voltada para a vida corporativa. A empresa de informática contratou um fotógrafo profissional para tirar fotos que aparecem nas páginas de funcionários e também deu orientações sobre a melhor forma de listar experiências profissionais e educacionais.

O objetivo é atrair outros profissionais: a empresa considera que fazer seus executivos aparecerem "bem na foto" na internet faz com que as pessoas tenham mais vontade de trabalhar lá.

Brasil é o terceiro em usuários do LinkedIn
Universidades dos EUA pagam para 'limpar' imagem de estudantes na internet
Foto no perfil do LinkedIn aumenta chance de conseguir emprego

"Cada vez mais, as pessoas procuram na internet informações sobre as pessoas com querem trabalhar", afirma o Alexandre Tran, diretor de aquisição de talentos da Dell para a América Latina. "Elas buscam o perfil e querem saber o que ele fez de diferente, porque ele pode ser um líder inspirador."

O programa, que começou com os diretores da empresa e agora está sendo estendido aos gerentes, incluiu mudanças no modo como esses profissionais montam seu currículo no LinkedIn: em vez de siglas internas para cargos e certificações, por exemplo, eles foram orientados a usar termos que possam ser entendidos pela maioria das pessoas. Também foram recomendados grupos dos quais eles poderiam participar no serviço.

Tran reconhece que essa "recauchutagem" faz com que os executivos da empresa estejam mais expostos à concorrência. Isso porque ao menos 150 companhias usam o sistema pago do site para buscar profissionais no Brasil e entrar em contato com eles para possíveis vagas.

O site permite que empresas façam buscas por profissionais, usando palavras-chave, e tenham acesso aos contatos do usuário,

"Na prática, todos nós estamos expostos, então é melhor que eu represente melhor a empresa, e mostre como é trabalhar aqui", diz o executivo.