Notícia - A reputação pode determinar o sucesso. Calcule a sua

A reputação pode determinar o sucesso. Calcule a sua

A reputação pode determinar o sucesso. Calcule a sua

Depois de muito ouvir, de um lado, reclamações de líderes sobre os profissionais nas empresas e, de outro, as dificuldades de quem o procurava para desenvolver melhor sua carreira, o coach Alexandre Prates chegou a uma fórmula. Para ele, Reputação = (Tempo de carreira + Experiência adquirida + Resultados conquistados) + Investimento em Você x Imagem pessoal.

O palestrante e autor do livro "A Reinvenção do Profissional - Tendências Comportamentais do Profissional do Futuro", acredita que esta fórmula é capaz de determinar se a reputação de uma pessoa está boa (ou não) no mercado de trabalho.

“Uma empresa pode não dar a oportunidade de ser promovido, mas não pode, nunca, tirar a capacidade de produzir resultados e construir uma imagem profissional íntegra e admirável”, diz o especialista. “Empresas são geridas por pessoas e as pessoas falham, podem ser injustas, egoístas, distraídas. No entanto, a sua reputação é gerida por você. Como você quer ser visto e lembrado?”

Abaixo, Prates detalha a fórmula “Reputação = (Tempo de carreira + Experiência adquirida + Resultados conquistados) + Investimento em Você x Imagem pessoal”.


Subir de cargo não depende de você, entregar resultados sim: Mais importante do que os cargos que você assumiu dentro de uma empresa são os resultados que você conquistou. A empresa pode não dar oportunidade de crescer na hierarquia, mas sempre haverá oportunidade de entregar resultados e construir sua reputação.

Investimento em você: A pior coisa que um profissional pode fazer é terceirizar o seu desenvolvimento para uma empresa. As pessoas precisam compreender que o plano de carreira desenhado por algumas empresas é um norteador das oportunidades que a empresa oferece, porém, não substitui o investimento que o próprio profissional deve fazer em sua carreira. E mais uma dica, se a empresa que lhe oferece um plano de desenvolvimento e você complementa esse aprendizado do seu bolso, saiba que isso contribui e muito com a sua reputação.

Imagem pessoal: Nenhumas das opções anteriores valerão a pena se a sua imagem profissional não for preservada. Caráter, ou você tem, ou não tem! É por isso que o caráter, na fórmula acima, multiplica e não soma. Mesmo se você merecer nota 10 em todos os itens anteriores, se não tiver caráter, a matemática nos ensina que 10 x 0 = 0.

Mitos

Há uma confusão muito grande nas empresas sobre o que é resultado, na opinião de Prates. Volume de trabalho nem sempre é igual a resultado. “Posso trabalhar 14 horas e não atingir resultados. Existe uma ideia de que trabalhar muito conta para a reputação.”

Isso acontece, segundo o especialista, porque as empresas não estão prontas para gestão por resultados, então passam a medir comportamento. “Se você não define os resultados que quer que ele entregue, começa a valorizar a pessoa que chega cedo e sai tarde, achando que essa é mais valiosa que a outra. Quando não existe a medição por resultados, a única forma de medir a pessoa é por comportamento.”

Outra ideia errada, segundo o coach, é que as pessoas querem justificar competência pelo tempo de carreira. O mais importante é a experiência adquirida. “Conheço muitos profissionais que têm 20 anos de carreira e se tornaram obsoletos.”

Por último, ele alerta para um dos principais elementos na fórmula abaixo: quando a empresa olha para um currículo, ela busca uma imagem. Quanto mais essa imagem for preservada, mais ela tem a reputação bem trabalhada.

“Muitas pessoas, para chegarem a um resultado, acabam fazendo de tudo. Pisam nos colegas, mentem, escondem informações e fazem qualquer coisa pra que o resultado aconteça. Pode-se resumir imagem pessoal em uma coisa: caráter. E isso ou se tem ou não se tem. Estamos em uma era em que a transparência é muito importante.”