Notícia - Sindicato de TI vai cooperar com programa que capacitará 10 mil talentos

Sindicato de TI vai cooperar com programa que capacitará 10 mil talentos

Sindicato de TI vai cooperar com programa que capacitará 10 mil talentos

Sindpd fechou parceria com a Brasscom para participar do portal Brasil Mais TI com divulgação de cursos online e ofertas de emprego

Lançado no final de agosto, o programa do governo federal e da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) que oferece cursos de qualificação e informações sobre vagas disponíveis no setor de TI ganha mais um parceiro. O Sindicato dos
Trabalhadores em Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo (Sindpd).

A entidade assina amanhã (26/10) um acordo com a Brasscom e fará parte do projeto Brasil Mais TI, responsável por capacitar gratuitamente 10 mil pessoas por ano. Com a parceria, o Sindicato divulgará as vagas de emprego e os cursos online oferecidos pelo programa para seus 42 mil associados, além de fazer a conexão com as empresas e os 110 mil profissionais da área no estado de São Paulo. O acordo será estendido também para os sindicatos filiados à Federação Interestadual dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação (Feittinf).

O setor de TI emprega, atualmente no Brasil, 1,3 milhão de pessoas e as projeções da Brasscom indicam déficit de 45 mil trabalhadores nos principais mercados de TI no Brasil em 2014.

As 10 mil vagas oferecidas nos cursos online em programação não terão custo. Voltado a jovens a partir de 16 anos, a carga total é de 320 horas (Cobol) e 260 horas (Java e .Net) e são certificados pelo Ministério da Educação (MEC).

Para participar da capacitação Ensino a Distância (EAD), os candidatos passam por uma seleção de perfil profissional, conhecimentos teóricos e afinidades em tecnologia.

"O projeto foi desenvolvido com o objetivo de despertar talentos em tecnologia e a geração de empregos na área. A parceria com os sindicatos é um passo importante para a conexão com os trabalhadores do setor", afirma Sergio Sgobbi, Diretor de Educação e Recursos Humanos da Brasscom.

O programa também conta com um Portal de Vagas, em que os candidatos podem divulgar currículos gratuitamente; além de redes sociais com informações sobre o projeto, as vagas, o mercado de trabalho e o setor de TI.